Prefeita e Vereadores de Campo Limpo de Goiás tomam posse; Veja lista de eleitos

Data: 02/06/2021

A nova prefeita de Campo Limpo de Goiás, Graciele da Arte Trigo (DEM), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dela, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

A prefeita Graciele Marta do Nascimento tem 42 anos, é viúva, declara ao TSE a ocupação de empresária e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 2.017.500,00. Já o vice Alzemar (Alzemar Teixeira Barbosa Neto), do PP, tem 30.0 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 98.000,00.

A prefeita e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do DEM, com 4 vereadores.

Cabe à prefeita decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ela também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. A prefeita também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Campo Limpo de Goiás vão representar 7.940 habitantes. A cidade goiana tem um PIB de R$ 93.079.674,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,661, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:

Kleber do Transporte, do Solidariedade, tem 48 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de motorista particular e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 15.000,00.

Vilmarzinho, do Solidariedade, tem 47 anos, é casado e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 150.000,00.

Edinho Diretor, do Republicanos, tem 41 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de professor de ensino médio e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 10.000,00.

Mateuzim, do PSC, tem 20 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de auxiliar de escritório e tem superior incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 9.000,00.

Miro, do DEM, tem 61 anos, é divorciado, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 23.000,00.

Sandro Carvalho, do DEM, tem 56 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.075.000,00.

Flávio Teta, do DEM, tem 40 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 342.000,00.

Rafael da Rádio, do DEM, tem 31 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de locutor e comentarista de rádio e televisão e radialista e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 10.000,00.

Delcides do Bar, do Cidadania, tem 53 anos, é divorciado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 190.000,00.

Veja o número de vereadores por partido

DEM: 4

Solidariedade: 2